quarta-feira, abril 06, 2011

GEOGRAFIA - 1º ANO MÉDIO

Introdução e conceitos básicos em Geografia
“A maior parte da geografia satisfaz a necessidade dos Estados. A geografia em seu conjunto tem um vinculo com as atividades dos dirigentes. Os grandes generais, sem exceção, são homens capazes de raciocinar em termos espaciais, de pensar a estratégia apropriada na terra e no mar, de unir povos sob um governo comum. Até mesmo um caçador terá mais êxito se conhecer a natureza e a extensão do bosque e, além do mais, só aquele que conhece uma região pode escolher o melhor local para acampar, para fazer uma emboscada ou para dirigir uma campanha militar.”
(Estrabão, geografo romano. Sec. I a.C)
A geografia é uma das ciências mais antigas que existem. De forma resumida, Podemos dizer que ela é o estudo do espaço que os seres humanos habitam. Assim sendo, seu início coincide com o advento dos primeiro mapas, na Antiguidade, pois a elaboração de um mapa – para mostrar o caminho para um lugar, para localizar cada objeto ou fenômeno numa determinada região, etc. – já pressupõe um estudo geográfico.
            A palavra geografia (geo, “Terra”; grafia, “descrição”) foi criada pelo filósofo grego Eratóstenes no século III a.C. Esse filósofo foi um estudioso da geografia, algo muito comum na época, quando praticamente todos os sábios ou estudiosos eram filósofos e, com frequência, se ocupavam de quase todos os temas ou assuntos que hoje dividimos entre várias disciplinas distintas. Foi somente nos séculos XVII, XVIII e XIX, dependendo de cada caso, que as ciências modernas (química, física, geologia, geografia, astronomia, sociologia, economia, etc.) se definiram mais precisamente, isto é, tornaram-se autônomas ou independentes da filosofia e adquiriram os seus conceitos e métodos próprios.
PARA QUE ESTUDAR GEOGRAFIA?
Estudando Geografia, podemos entender melhor o mundo em que vivemos. Podemos compreender como as diferentes sociedades se relacionam com a natureza, além de identificar as principais características do lugar onde moramos e de muitos outros lugares.
            O estudo da Geografia nos ajuda a perceber melhor as alterações produzidas pelos seres humanos e pela natureza nas paisagens terrestres, levando-nos a refletir sobre tais transformações e analisar a realidade que nos cerca. Interagindo, assim com a realidade, podemos nos relacionar melhor com as pessoas e participar mais ativamente da vida em comunidade, o que nos leva a um exercício mais pleno da cidadania.
ENSINO DA GEOGRAFIA E GLOBALIZAÇÃO
            O ensino da geografia, na realidade, se torna mais importante ainda com a globalização. A globalização, que acompanha a revolução técnico-científica, consiste na crescente interdependência de todos os povos e de todas as economias do planeta.
            Já não existe praticamente nenhum lugar da superfície terrestre que esteja isolado dos restantes, ao contrário do que ocorria no passado. Houve uma enorme expansão das empresas multinacionais, do comércio internacional, do turismo entre países, dos investimentos de capitais de uma economia para outra. E as telecomunicações – sobretudo o telefone (fixo e celular), a televisão e as redes de computadores (como a internet) – unificaram completamente o mundo, fazendo com que, em qualquer parte do globo, as pessoas saibam o que ocorre nas outras partes. Isso faz com que, mais do que nunca, seja necessário conhecer o mundo em que vivemos, ou seja, conhecer geografia.
            O analfabetismo geográfico pode ter sido algo desculpável em outra época, quando se vivia mais em lugares relativamente isolados e não havia grande interesse pelo conhecimento do restante do globo. Mas isso mudou. No mundo de hoje temos de pensar de forma global, pois todos os problemas (e todas as soluções) são interdependentes e, em grande parte, internacionais. Ninguém vai se sair bem no século XXI – seja uma empresa, um país, seja um individuo que almeje uma boa posição social – se não tiver um sólido conhecimento sobre o mundo em que vivemos, sobre a geografia nas suas diversas escalas ou níveis: o mundo, o seu país e o seu local de vivência, com uma integração entre todas essas dimensões espaciais.    
CONCEITOS GEOGRÁFICOS IMPORTANTES
O Espaço Geográfico
O espaço geográfico é o local ou o espaço onde a humanidade reside e no qual produz modificações; que pode ser construído e reconstruído através do trabalho humano; ou seja, é a superfície da Terra. Isso quer dizer que o espaço geográfico não é o espaço astronômico ou sideral — o Universo —, mas é uma ínfima parte dele, uma parte muito especial ou original que, antes de tudo, é o nosso berço e moradia. Além do mais, inúmeros fenômenos que ocorrem nesse espaço talvez infinito, principalmente no Sistema Solar, exercem múltiplas influências ou repercussões sobre o nosso planeta.
O Território e Territorialidade
Território é o espaço delimitado por fronteiras, formado por diversas paisagens; é o espaço sob o controle de um sujeito.  territorialidade é o controle e apropriação por pessoas, grupo ou Estados destes territórios, mantendo sobre o território uma relação de poder ou domínio.
A Paisagem
Quando observamos uma paisagem, seja ela de um local cujas condições naturais estão preservadas, ou do centro de uma grande cidade, podemos assumir uma postura meramente contemplativa, considerá-la feia ou bonita, tranquila ou agitada. A forma como as paisagens se apresentam aos nossos olhos nos permite interpretar heranças do passado, tentar entender o presente e propor ações com vistas a melhorar o futuro.
Ao compararmos paisagens de lugares diferentes – rios e praias limpos ou poluídos, matas preservadas e áreas desmatadas, impactos ambientais provocados por diferentes tipos de indústrias e práticas agrícolas, etc., podemos avaliar e criticar o resultado da ação humana sobre o espaço, pois ela está impressa na paisagem.

Segundo Milton Santos “Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem”. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons etc.
A dimensão da paisagem é a dimensão da percepção, o que chega aos sentidos. Por isso, o aparelho cognitivo tem importância crucial nessa apreensão, pelo fato de que toda nossa educação, formal ou informal, é feita de forma seletiva, pessoas diferentes apresentam diversas versões do mesmo fato. Por exemplo, coisas que um arquiteto, um artista veem, outros não podem ver ou o fazem de maneira distinta. Isso é válido, também, para profissionais com diferente formação e para o homem comum.
A percepção é sempre um processo seletivo de apreensão. Se a realidade é apenas uma, cada pessoa a vê de forma diferenciada; dessa forma, a visão pelo homem das coisas materiais é sempre deformada. Nossa tarefa é a de ultrapassar a paisagem como aspecto, para chegar ao seu significado.
Apercepção não é ainda o conhecimento, que depende de sua interpretação e esta será tanto mais válida quanto mais limitarmos o risco de tomar por verdadeiro o que é só aparência. [...]
O Lugar
Para a geografia, o lugar é a porção do espaço onde se desenrolam as relações cotidianas. Leia, no texto a seguir, uma de suas definições.
Definir o lugar?
Ana Fani Alessandri Carlos
Corno o homem percebe o mundo? É através de seu corpo, de seus sentidos que ele constrói e se apropria do espaço e do mundo. O lugar é a porção do espaço apropriável para a vida apropriada através do corpo - dos sentidos - dos passos de seus moradores, é o bairro, é a praça, é a rua, e nesse sentido poderíamos afirmar que não seria jamais a metrópole ou mesmo a cidade latu sensu a menos que seja a pequena vila ou cidade - vivida/conhecida/reconhecida em todos os cantos. Motoristas de ônibus, bilheteiros, são conhecidos-reconhecidos como parte da comunidade, cumprimentados como tal, não simples prestadores de serviço. As casas comerciais são mais do que pontos de troca de mercadorias, são também pontos de encontro. É evidente que é possível encontrar isso na metrópole, no nível do bairro, que é o plano do vivido, mas definitivamente não é o que caracteriza a metrópole.
Embora os lugares sejam percebidos na esfera do cotidiano, as relações que se estabelecem em seu interior são cada vez mais influenciadas por ocorrências dos mais variados pontos do planeta. Assim, partindo do lugar, podemos ampliar a escala para analisar a organização do espaço da cidade, da região, do estado, do território nacional, e mesmo mundial, selecionando as ações humanas que quisermos estudar.
Trechos de CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/ao mundo. São Paulo: Hucitec, 1996. p. 20-2. (Geografia: teoria e realidade, 38).


 
INTRODUÇÃO – UM BREVE HISTÓRICO DA GEOGRAFIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário