quarta-feira, abril 06, 2011

BRASIL: ESPAÇO E TERRITÓRIO

BRASIL: ESPAÇO E TERRITÓRIO - 3º ANO ENSINO MÉDIO
1- Características do espaço brasileiro.


1.1 - Extensão territorial:
               Atualmente, o Brasil é o quinto país mais extenso do mundo. Com uma área de 8 514 876 km², só é menor que os territórios da Rússia, do Canadá, da China e dos Estados Unidos. Essa característica garante a nosso país a posição de país “continental”, visto que sua dimensão territorial émaior, por exemplo, que a do continente europeu, com todos os seus 39 países, excetuando-se a parte europeia da Rússia. Em relação aos países do continente americano, o Brasil tem o terceiro maior território, depois do Canadá e dos Estados Unidos, respectivamente. Dos países da América do Sul, é o maior em extensão. Veja gráfico a seguir.
1.2 – Brasil: posição geográfica:
               O Brasil está totalmente localizado no hemisfério Ocidental do planeta, ou seja, todas as suas terras encontram-se a oeste do Meridiano de Greenwich. Já em relação a linha do Equador, 93% do nosso território está ao sul desse paralelo e apenas 7% do território está ao norte. O Brasil é o único país do mundo cortado pela linha do Equador, ao norte (0°), e pelo trópico de Capricórnio, ao sul (23°27’). Podemos observar no mapa acima que 92% do território brasileiro está na zona tropical ou intertropical e 8% na zona temperada sul ou subtropical.
O Brasil ocupa o equivalente a 47% do território sul-americano, localizando-se na sua porção centro-oriental. Em terras brasileiras está o centro geográfico da América do Sul, localizado no estado de Mato Grosso. A leste, o Brasil é banhado pelo oceano Atlântico. Tem 23.102 km de fronteiras, sendo 15.735 km de fronteiras terrestres e 7.367 km de fronteiras marítimas.
As fronteiras marítimas estendem-se de norte a sul: do cabo Orange, no Amapá, até o arroio Chuí, no Rio Grande do Sul. Com exceção do Equador e do Chile, o Brasil faz fronteira terrestre com todas as nações da América do Sul:
Ao norte: Guiana Francesa, Suriname, Guiana e Venezuela.
A noroeste: Colômbia.
A oeste: Peru e Bolívia.
A sudoeste: Paraguai e Argentina.
Ao sul: Uruguai.
De acordo com o mapa ao lado, podemos ter uma noção da grandeza territorial do Brasil ao destacar seus pontos extremos: do ponto extremo norte (monte Caburaí) ao ponto extremo sul (arroio Chuí) são 4.394,7 km; do ponto extremo leste (ponta do Seixas) ao ponto extremo oeste (serra de Contamana) são 4.319,4 km. O Brasil é uma nação equidistante, isto é, tem praticamente as mesmas distâncias entre seus pontos extremos.
1.3 – Fusos Horários do Brasil:
            Cada fuso horário corresponde a 15 meridianos (15° equivalem a 1 hora). Lembre-se de que a hora aumenta no sentido leste e diminui no sentido oeste.
Em virtude da sua grande extensão longitudinal (leste-oeste), o Brasil possui três fusos horários, todos localizados a oeste do meridiano que determina a hora oficial no mundo: o meridiano de Greenwich (longitude 0°). Por isso, todos os fusos no Brasil têm a hora atrasada em relação ao fuso de Londres.
Mas o que é fuso horário?
Fuso horário é uma faixa imaginária na superfície terrestre que se estende de um polo a outro, entre dois meridianos. Todos os lugares localizados no interior dessa faixa apresentam a mesma hora.
As horas em nosso planeta estão estabelecidas com base no meridiano de origem, com 0° de longitude, ao qual foi dado o nome de Greenwich. Assim, a cada fuso localizado na direção oeste, a partir de Greenwich, atrasa-se uma hora. Já a cada fuso localizado na direção leste, a partir de Greenwich, adianta-se uma hora.
            Nosso primeiro fuso corresponde ao segundo fuso a oeste de Greenwich, o que significa duas horas a menos em relação ao fuso inicial. A hora oficial do Brasil (hora de Brasília) tem três horas a menos que o horário de Greenwich. Veja no mapa quais são os fusos horários do Brasil e os trechos do território compreendidos em cada um deles.
BONS ESTUDOS
JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário