domingo, agosto 30, 2009

Cartilha do Consumo Sustentável

O que é Consumo Sustentável?
Consumo Sustentável significa usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. Ou seja, saber usar para nunca faltar. E isso não exige um grande esforço, somente mais atenção com o que está ao nosso redor, no nosso ambiente. Basta fazermos uma pequena reflexão sobre como agimos.

Pare e pense:
Normalmente, não nos preocupamos com a quantidade de água que utilizamos ao escovar os dentes, quando tomamos banho ou no momento de lavar a louça e o nosso carro. Por absoluta desatenção, ao sairmos de um cômodo não apagamos a luz, ou vamos acendendo todas as lâmpadas. Nem nos tocamos em relação ao consumo de papel, seja em casa ou no escritório estamos sempre desperdiçando papel. Misturamos o lixo doméstico, quando seria muito simples separar os restos de comida do papel, da lata, do vidro, do plástico.
No ato da compra, pense! Não leve para casa alimentos em excesso nem faça comida em
demasia para depois ter que jogar fora. Não nos damos conta de que os nossos desperdícios
têm impacto no nosso bolso. E, mais grave ainda, nunca paramos para pensar que este comportamento displicente vai acarretar sérias e graves dificuldades para os nossos descendentes.
Preste atenção em nosso guia e perceba que para economizar dinheiro e deixar nosso ambiente renovável apenas é necessária um pouco de consciência todos os dias.

Consuma água racionalmente:
Você sabia que:
- Temos apenas 1% de água doce, distribuída desigualmente pela Terra
para atender a mais de 6 bilhões de pessoas (população mundial)

- A contaminação da água pode se dar através da falta de saneamento
básico, lixo, agrotóxicos e outros materiais.

- A qualidade da água é indispensável para sobrevivência da espécie humana.
- A água contaminada provoca doenças como diarréia, hepatite, desidratação entre outras.
- Durante 15 minutos com a mangueira aberta pode-se gastar até 280 litros
de água.
- São cerca de 250 litros ou mais que
uma pessoa gasta diariamente com
seu banho, higiene, comida, lavagem
de louça e roupas, limpeza da casa,
plantas e claro, a água que se bebe.

As fontes naturais de abastecimento de água são:
-Água da chuva;
-Águas superficiais (rios, lagos).
-Água subterrânea (aqüíferos, mananciais).

Algumas das causas da escassez da água:
-Consumo abusivo;
-Desperdício;
-Poluição dos rios, lagos e águas subterrâneas;
-Esgoto não tratado;
-Desaparecimento de nascentes e córregos;
-Desmatamento (em especial da mata ciliar).

Dicas:
-Ao lavar o carro, não utilize a mangueira com saída constante de água, prefira um balde.
-Mantenha a torneira fechada quando não estiver realmente usando a água, em situações como:
-escovar os dentes
-lavar a louça
-lavar as mãos
-lavar as roupas
-Ao limpar a calçada, evite utilizar mangueira. Varrer é muito mais indicado para retirar folhas e outras sujeiras
-Aproveite sempre que possível a água da chuva. Você pode armazená-la em recipientes colocados na saída das calhas e depois usá-la para regar as
plantas. Só não se esqueça de tampar esses recipientes para que não se tornem focos de mosquito da dengue.
-Evite banhos demorados. Uma chuveirada de 15 minutos consome nada menos que 60 litros de água.

Dá para viver sem água?
Não dá. Então, a saída é fazer um uso racional deste recurso precioso. A água deve ser usada com responsabilidade. Para nós,
consumidores, também significa mais dinheiro no bolso. A conta de água no final do mês será menor. O mais importante, no entanto, é termos a consciência de que estamos contribuindo, efetivamente, para reduzir os riscos de matarmos a nossa fonte de vida: a água.

No Banheiro:
-Tente limitar seus banhos em aproximadamente 5 minutos e, se possível, feche a torneira enquanto se ensaboa;
-Jamais escove os dentes ou faça a barba com a torneira aberta;
-Caso seja viável, instale redutores de vazão em torneiras e chuveiros;
-Quando construir ou reformar, dê preferência às caixas de descarga no lugar das válvulas; Instale torneiras com aerador (“peneirinhas” ou
“telinhas” na saída da água). Ele dá a sensação de maior vazão, mas, na verdade, faz exatamente o contrário.

Na Lavanderia ou Área de Serviço:
-Deixar as roupas de molho por algum tempo antes de lavar também ajuda aqui;
-Ao esfregar a roupa com sabão use um balde com água, que pode ser a mesma do molho, e mantenha a torneira do tanque fechada: água corrente somente no enxágüe!
-Use o resto da água com sabão para lavar o seu quintal;
-Se tiver máquina de lavar, use-a sempre com a carga máxima e tome cuidado com o excesso de sabão para evitar um número maior de enxágües;
-Caso opte por comprar uma lavadora, prefira as de abertura frontal que gastam menos água que as de abertura superior.

Fique atento aos vazamentos internos:
- Os vazamentos podem ser evidentes como uma torneira pingando ou escondidos, no caso de canos furados ou de vaso sanitário. Para esse último, verifique o vazamento jogando cinzas no fundo da privada e observe por alguns minutos. Se houver movimentação da cinza ou se ela sumir, há vazamento.
-A forma de detectá-lo é dando uma olhada no registro, após fechar todas as torneiras da casa e desligando os aparelhos que usam água. Anote o número indicado no hidrômetro e confira depois de algumas horas para ver se houve alteração ou observe o círculo existente no meio do medidor para ver se continua girando.

Na Cozinha:
-Ao lavar a louça, use uma bacia ou a própria cuba da pia
para deixar os pratos e talheres de molho por alguns minutos antes da lavagem, pois isso ajuda a soltar a sujeira. Depois, use água corrente somente para enxaguar;
-Se usar a máquina de lavar louça, ligue-a somente quando estiver com toda sua capacidade preenchida;
-Modere nas carnes vermelhas, na sua produção há uma demanda enorme de água. Para você ter uma idéia: Para produzir 1kg de carne vermelha é necessário 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros.
-Para lavar verduras use também uma bacia para deixá-las de molho (pode ser inclusive com algumas gotas de vinagre ou com solução de hipoclorito), passando-as depois por um pouco de água corrente para terminar de limpá-las;



Dicas Práticas:

Aproveite integralmente os alimentos: Muitas
vezes, talos, folhas, sementes e cascas têm
grande valor nutritivo e possibilitam uma boa
variação no seu cardápio;










Não troque o seu celular: Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais
pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento.

Use somente pilhas e baterias recarregáveis: É certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro.
Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.

Reduza o uso de embalagens: Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria.

Faça compostagem: Cerca de 3% do metano que ajuda a causar o efeito estufa é gerado pelo lixo orgânico doméstico. Aprenda a fazer
compostagem: além de reduzir o problema, você terá um jardim saudável e bonito.

Não jogue lixo nenhum na rua: Essa coleta é mais cara e, além de enfeiar os lugares, traz sérios problemas aos moradores nas épocas
de chuva, com entupimento de bueiros e estrangulamento dos corredores de água;

Nunca é demais lembrar: recicle: Recicle no trabalho, na escola e em casa. Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um
posto de coleta. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).

Utilize uma sacola para as compras: Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas.

Você faz separação do lixo seco e orgânico na sua casa?
Cuidado para regar as planta: não regue as plantas em excesso nem nas horas quentes do dia ou em momentos com muito vento. Muita água será evaporada ou levada antes de atingir as raízes.

Economize CDs e DVDs: CDs e DVDs sem dúvida são mídias eficientes e baratas, mas você sabia que um CD leva cerca de 450 anos para se decompor e que, ao ser incinerado, ele volta como chuva ácida
(como a maioria dos plásticos)? Utilize mídias regraváveis, como CD-RWs, drives USB ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos. Hoje em dia, são poucos arquivos que não podem ser disponibilizados virtualmente ao invés de em mídias físicas.

Proteja as florestas: Por anos os ambientalistas foram vistos como "ecochatos". Mas em tempos de aquecimento global, as árvores precisam de mais defensores do que nunca. O papel delas no aquecimento global é crítico, pois mantém a quantidade de gás carbônico controlada na atmosfera.

ECOTESTE
Você se preocupa com a conservação do meio ambiente? Responda às perguntas abaixo e confira como está sua consciência ambiental.
Não Às vezes Sim
Joga ticktes de compra de padaria, farmácia, supermercado etc. em qualquer lugar? 3 2 1
Joga papéis de balas, doces e chicletes na rua ou em outro lugar sem perceber? 3 2 1
Atira papéis, latas de refrigerantes ou copos descartáveis pela janela do carro ou do ônibus? 3 2 1
Ao sair da sala de aula ou de um outro local, o espaço à sua volta está mais sujo do que quanto entrou? 3 2 1
Deixa o lixo em qualquer lugar, por falta de tempo para depositá-lo em local correto? 3 2 1
Se encontra lixo no chão, você o recolhe? 1 2 3
Fica irritado quando vê lixo jogado no chão? 1 2 3
Está disposto a fazer parte de uma campanha para reciclar lixo? 1 2 3
Segue o princípio “Deixe o lugar mais limpo do que quando chegou? 1 2 3

Some os pontos obtidos e confira o resultado:
27 a 24: Parabéns, você pode receber o título de “protetor da natureza”!
23 a 21: Você está no caminho certo. Preocupa-se com a higiene ambiental!
20 a 17: Que tal pensar em melhorar sua consciência ecológica?
16 ou menos: o que você acha de começar a se preocupar com a conservação do meio ambiente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário