sexta-feira, março 27, 2009

ATIVIDADES / GABARITO - ATIVIDADE AVALATIVA TURMAS 305 - 306 DA ESCOLA MHVT.

01 – Brasília, atual capital brasileira, foi projetada há pouco mais de quarenta anos, durante o governo de Juscelino Kubitschek. A proposta de centralização geográfica do poder político-administrativo nacional de JK seguia exemplos anteriores, desde o tempo do Brasil-colônia. Naquele período, a partir da descoberta de ouro na região central do país, tornou-se necessário o deslocamento da sede do poder colonial, transferindo-se de Salvador para outra localidade, que permaneceu como capital do país até 1960, ocasião em que houve a transferência para Brasília. A segunda capital brasileira foi:
(A) Recife.
(B) Vila Rica.
(C) Minas Gerais.
(D) São Paulo de Piratininga.
(E) São Sebastião do Rio de Janeiro.

02 – (UNAMA -2008) “Uma explicação convincente das transformações que permitiram a atual configuração geográfica do território brasileiro deve passar pelo processo da produção econômica, cultural e das relações sociais de trabalho. A maneira como ocorreu a valorização do território brasileiro pelo trabalho social é resultado de processos que se diferenciam através dos tempos. Cada momento, ao invés de desaparecer por completo, acabou deixando sua marca nos períodos posteriores, inserindo-se, assim, na reprodução das novas relações sociais e no novo espaço constituído.”
ROSS,Jurandir L. Sanches (Org.) Geografia do Brasil.São Paulo: EDUSP. 1995. p.338-9.

Muitas das marcas que foram deixadas durante o processo de formação do território brasileiro, ainda estão presentes na configuração atual do espaço brasileiro, como é o caso do (a) (s)...

(A) presença de grandes “símbolos” da paisagem geográfica e social do período colonial como:os canaviais, a casa grande e a usina de açúcar, no espaço rural brasileiro, principalmente na Amazônia e no Centro-Oeste do país, onde ainda hoje persistem, em grande escala, as relações de trabalho tradicionais, principalmente a meagem e a parceria.
(B) presença significativa de latifúndios na organização do espaço rural do país, evidenciando forte concentração da terra e uma estrutura fundiária injusta. Este aspecto é, em grande parte, responsável pela existência de violentos conflitos agrários no espaço rural nas várias regiões do país.
(C) maiores aglomerados demográficos e principais metrópoles estarem localizadas no interior do território nacional, resultado do tipo de colonização realizado no país, que teve direção interior/litoral, com grande contribuição das expedições que buscavam riquezas minerais e as “drogas do sertão”, as entradas e bandeiras.
(D) maior relevância econômica do setor primário, se comparado aos setores secundário e terciário, em especial os agro-negócios que, na atual conjuntura nacional, constituem a base econômica, e cuja verticalização na cadeia produtiva, torna o país um grande produtor e exportador de boi em pé, laticínios e carne.

03 – Os mapas ao lado retratam vários momentos do processo de ocupação do território brasileiro; analisando-os de acordo com o contexto histórico, podemos afirmar que:
(A) A Coroa portuguesa nos séculos XVI e XVII procurou respeitar a linha de Tordesilhas (1494) instalando povoados e vilas somente no litoral brasileiro.
(B) As fortificações militares e as missões religiosas constituíram-se na base da ocupação do extremo norte brasileiro que foi anexado ao território nacional a partir do uso de suas vias fluviais.
(C) O Tratado de Madri (1750) assegurou a Portugal o domínio sobre as terras brasileiras através do acordo “utipossidetis” sendo, portanto fixadas as fronteiras externas do Brasil, que até hoje mantêm-se inalteradas.
(D) A representação cartográfica dos mapas 1 e 2, utilizados nesta questão apresentam um grave equivoco, uma vez que de modo anacrônico, as fronteiras políticas atuais do Brasil, que só se fixaram no início do século XX, são “transportadas” para os territórios coloniais portugueses na América, gerando a falsa impressão da existência de um território brasileiro prévio, anterior à colonização, à independência e à política de fronteiras que se desenvolveu durante o século XIX, completando-se no início do século XX.
04 – Pautando-se no que foi estudado sobre o espaço colonial brasileiro, explique fatores de ordem natural que promoveram a instalação e desenvolvimento da agroindústria canavieira no nordeste brasileiro, nos séculos XVI e XVII. Eles seriam suficientes para explicar os espaços produzidos no nordeste colonial?

05 – Dentro processo de organização e produção dos espaços brasileiros na economia colonial, quais foram as conseqüências do empreendimento que ficou conhecido como bandeirismo prospector, no final do século XVII.

06 – Leia o texto abaixo e analise-o utilizando os conhecimentos obtidos com o estudo das frentes de expansões econômicas do Brasil-colônia, entre os séculos XVI e XVIII.
“Sem nenhuma dúvida, os sítios urbanos de topografia mais atormentada correspondem às cidades da mineração, nascidas em conseqüência da exploração do ouro ou do diamante, cujos embriões foram os arraiais do Bandeirismo e a ‘currutelas’ das áreas de garimpagem diamantífera [...]. Na região canavieira do Nordeste, a obra urbanizadora foi tão notável como se poderia esperar tendo em vista sua densidade demográfica e o lugar de destaque que ocupa na economia regional [...]. Por diferir substancialmente em sua estrutura econômico-social e por abranger vasta área territorial, as fazendas de gado (quer assim se denominem, quer se chamem currais ou estâncias) criaram um número muitas vezes maior de aglomerados urbanos, tanto no Nordeste, como na Bahia e no sul do país.” (Aroldo de Azevedo. Brasil, a terra e o homem, vol. II, p. 237 e 244)
a) Com relação à criação de núcleos urbanos no período colonial, qual das três atividades econômicas indicadas no texto desempenhou importante papel urbanizador? Justifique sua resposta, apontando uma razão de ordem socioeconômica para explicar tal fato.
b) Baseando nos tipos de espaços geográficos produzidos no Brasil, durante o período da economia colonial, em qual deles você classificaria as três atividades econômicas descritas no texto?





GABARITO DAS ATIVIDADES.

QUESTÕES/ ALTERNATIVA:
01 – E
02 – B
03 – D
04 – Podemos destacar, o clima quente e úmido da Zona da Mata; os solos de massapé (de alta e média fertilidade); a posição geográfica e a mata atlântica, entre outros. Todavia, somente esses fatores naturais não são suficientes para explicar a grande expansão da cana-de-açúcar no Nordeste brasileiro no início do período colonial. O grande mercado consumidor europeu, a manutenção da soberania sobre o território e a própria expansão mercantilista (capitalismo) em busca de lucros, são também fatores indispensáveis para compreender as razões da implantação de plantations açucareiras na zona da mata nordestina.
05 – As expedições bandeirantes (prospector) trouxeram como conseqüências: a descoberta de ouro no Brasil (sobretudo em Minas Gerais e Mato Grosso), que promoveu a urbanização e a interiorização do povoamento luso-afro-brasileiro; o deslocamento do pólo político-administrativo da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro e a abertura dos chamados caminhos da mineração, que possibilitou maior integração entre as regiões do território.
06 – a) A atividade mineradora e, em segundo lugar, a pecuária desempenharam papel urbanizador. Isso tudo em virtude da auto-suficiência que possuía o engenho de açúcar. O engenho produzia e organizava o espaço para o senhor do engenho, e não para a coletividade, dificultando a formação de embriões de cidades.
c) O espaço criado pela agroindústria canavieira e pela mineração correspondem à tipologia de “espaços voltados para o mercado externo”; e o da pecuária, a “espaços voltados para fora de seu próprio espaço e articulado com os voltados para o mercado externo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário