segunda-feira, maio 23, 2011

ENCONTRO COM MILTON SANTOS






AVALIAÇÃO BIMESTRAL

1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL - 3º ANO ENSINO MÉDIO - 2011

01 - Estamos em Greenwich (Londres) e são exatamente 14 horas do dia 10 de outubro de 2010. Que horas são em:

1. Um ponto localizado a 45° de longitude oeste? ____

2. Um ponto localizado a 60° de longitude leste? ____

3. Um ponto localizado a 75° de longitude oeste? ____

A sequência CORRETA é:

(A) 1 (17 horas) 2 (12 horas) 3 (21 horas).

(B) 1 (11 horas) 2 (18 horas) 3 (9 horas).

(C) 1 (11 horas) 2 (6 horas) 3 (21 horas).

(D) 1 (17 horas) 2 (18 horas) 3 (9 horas).

(E) 1 (17 horas) 2 (6 horas) 3 (9 horas).

02 - Enquanto os piauienses estão tomando o café da manhã, os italianos já estão almoçando e os japoneses já se preparam para o jantar. Isto ocorre porque foram estabelecidos diferentes fusos horários para os vários países do mundo, conforme a localização geográfica de cada um, com base nas diferenças de luminosidade decorrentes do movimento de rotação da Terra.

Sobre essa questão, está CORRETO afirmar:

(A) Todos os países localizados ao longo de um mesmo paralelo têm o mesmo fuso horário.

(B) A Terra está dividida em 24 faixas de meridianos que equivalem a 15° cada uma, calculadas em relação ao Equador, chamadas de fusos horários.

(C) O estabelecimento da “hora legal” tem base nos fusos horários, considerando as faixas de 15° formadas pelos meridianos terrestres, enquanto a “hora local” tem base na posição dos locais em relação às suas latitudes.

(D) Considerando que a Terra gira de oeste para leste, o Sol “nasce” primeiro nos países de fusos horários a Leste do Meridiano Zero.

(E) Cada fuso horário contém paralelos de 15° graus, por isso ocorrem diferenças de horas nos países que se localizam no Leste em relação aos do oeste do globo terrestre.

03 - Com base na análise do mapa e dos conhecimentos sobre localização e fusos horários, pode-se afirmar:
(A) O Brasil localiza-se totalmente na zona tropical do globo e limita-se com todos os países da América
do Sul.

(B) As áreas localizadas ao longo de um mesmo meridiano possuem a mesma longitude e a mesma hora.

(C) As horas se apresentam com acréscimo de Salvador para Rio Branco, em virtude da rotação da Terra ser realizada no sentido anti-horário.

(D) O Brasil se situa em baixas longitudes, daí a ocorrência de clima com elevada pluviosidade e baixa temperatura.

(E) O horário de verão é uma prática realizada por locais que enfrentam crises energéticas, por isso os relógios devem ser atrasados em uma hora, em relação à hora local vigente na localidade.

04 - O mapa a seguir é uma representação cartográfica do espaço territorial brasileiro em que estão demarcados os limites do Brasil após o Tratado de Madri (1750), que visava redefinir os limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas, os quais foram ultrapassados em função do processo de ocupação territorial durante os séculos XVI, XVII e XVIII.

Analisando atentamente o mapa abaixo podemos afirmar CORRETAMENTE que:
(A) a ocupação da região 1 teve início, sobretudo, pela atividade extrativa caracterizada pela denominação genérica de coleta das “Drogas do Sertão”.

(B) a ocupação da região 5 está relacionada, fundamentalmente à expansão da pecuária.

(C) a ocupação da região 4 foi resultante do movimento migratório de colonos atraídos pela possibilidade de enriquecimento através da extração e comercialização da borracha.

(D) a ocupação da região 2 vincula-se à ação das missões jesuíticas que fundaram na área os sete povos das missões orientais.

(E) a ocupação da região 3 está fundamentalmente relacionada à expansão da coleta das drogas do sertão e da pecuária.

05 - Leia os versos abaixo transcritos:
Cocar
Era senhor soberano da nação
Antes da primeira expedição
…………………………………
Adilson Alcântara

Eles retratam o universo indígena pré-colonial que, com a colonização portuguesa, foi desestruturado. A respeito do espaço pré-colonial do que hoje corresponde ao território brasileiro, é VERDADEIRO afirmar que:

(A) Nele a terra possuía valor comercial, sendo importante instrumento de troca entre os diversos grupos indígenas.

(B) Era domínio do Meio Natural pouco modificada. O homem que nele habitava ocupava áreas não hierarquizadas, vivendo da caça, da pesca, da coleta de alimentos onde alguns grupos faziam uma agricultura rudimentar de caráter comunal, geralmente de forma itinerante.

(C) Quanto à organização espacial da aldeia ela refletia uma prática cotidiana de vida desigual, já que se destaca a figura do pajé que detinha o controle dos meios de produção.

(D) Se caracterizava pela existência da propriedade privada da terra e pelo fato de seus habitantes possuírem conhecimentos sobre a diversidade biológica.

(E) Era marcado pelo reduzido número de nações, cujos costumes conferiam uma unidade cultural a todos os povos e aldeias do território brasileiro.

06 - Em 1534, o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização. Era necessário colonizar, simultaneamente, todo o extenso território brasileiro.

Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da:

(A) criação da Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil.

(B) criação do sistema de governo-geral e câmaras municipais.

(C) criação das capitanias hereditárias.

(D) montagem do sistema colonial.

(E) criação e distribuição das sesmarias.






quarta-feira, maio 11, 2011

SITES DE VIDEOS EDUCATIVOS

http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/09_mudancas_globais_da_vegetacao/09_mudancas_globais_da_vegetacao.swf

http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/02_o_efeito_estufa/02_o_efeito_estufa.swf

http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/08_cenarios_de_mudancas_futuras/08_cenarios_de_mudancas_futuras.swf

http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/08_cenarios_de_mudancas_futuras/08_cenarios_de_mudancas_futuras.swf

http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/12_conclusoes_o_futuro/12_conclusoes_o_futuro.swf

MUDANÇAS NO MUNDO ÁRABE

A INSATISFAÇÃO QUE ESTÁ FORJANDO UM NOVO MUNDO ÁRABE
Revoltas mostram que nenhum líder árabe está seguro no momento.
Passaram-se somente cerca de dois meses desde que os primeiros protestos começaram na Tunísia, após a morte de um jovem desesperado que ateou fogo a si mesmo porque a polícia o impediu de vender frutas e vegetais. Desde então, os presidentes da Tunísia e do Egito se foram.
Os manifestantes aprenderam que, se pressionarem, se superarem o medo da polícia, coisas extraordinárias podem acontecer.
Um dos líderes dos protestos no Cairo me disse que antes da primeira manifestação em 25 de janeiro, ele pensou que eles durariam cinco minutos - isto foi exatamente o que ele disse - antes de que fossem pegos pela polícia.
Não me incomodo de admitir que, no dia seguinte, quando fui ao Cairo, achei que o governo do presidente Mubarak seria muito forte para os manifestantes, mas não foi.
Agora está claro que nenhum governante árabe pode se permitir sentir-se seguro. E os protestos no Irã também recomeçaram.
As autoridades iranianas, e as autoridades árabes no Iêmen, na Líbia, na Algéria e em Bahrein estão enfrentando os manifestantes. Outros líderes, e suas polícias secretas, se perguntam quando as manifestações vão começar em seus países.
Em cada país, as pessoas tem suas próprias razões para estarem insatisfeitas. Mas eles tem características em comum.
Uma destas características é ter governos que são repressores, em maior ou menor grau.
Outra é a frustração das populações jovens, que sabem cada vez mais sobre o mundo exterior do que a geração anterior a eles. Sem tabus
A opinião popular no Oriente Médio árabe só emergiu há cerca de 50 anos, através de rádios que ficavam em cafés e praças públicas de cidades pequenas, geralmente estavam sintonizados em transmissões altamente partidárias vindas do Cairo.
Os líderes concluíram que eles podiam manipular a maneira como as pessoas pensavam, mas não podem mais.
Desde meados dos anos 1990, os canais de televisão via satélite que transmitem para diversos países árabes vem destruindo tabus sobre o que pode ser discutido pelas pessoas.
E agora, o crescimento das redes sociais significa que qualquer um pode participar das discussões.
Países não podem mais ser fechados, mas seus governantes continuam a se comportar como se ainda fosse 1960.
Muitos olhos agora estão em Bahrein. Por anos, a família real sunita tentou aumentar seu controle sobre uma população que é 70% xiita.
Eles trouxeram sunitas de outros países para mudar a proporção da população. Os sunitas que chegaram ao país receberam passaportes e outros benefícios que incluem empregos nas forças de segurança.
Bahrein está ligado ao nordeste da Arábia Saudita por uma estrada.
Conflitos entre os xiitas bairenitas preocupam a família real saudita. A região nordeste do país, que é onde está a maior parte do petróleo, tem uma grande população xiita e é considerada uma espécie de "quinta coluna" dos governantes xiitas do Irã - ainda que sem muitas evidências.
Talvez a família real saudita deva ficar nervosa. Tanto o rei quanto princípe estão velhos e doentes.
Antes do início dos protestos dos países árabes a Arábia Saudita já estava se preocupando com a transferência de poder para a próxima geração de príncipes.
Se os sauditas estão preocupados, imagine os cálculos que estão sendo feitos em Washington, em Londres e em outras capitais do ocidente.
Por muitos anos países que se orgulharam da democracia e dos direitos humanos apoiaram regimes não democráticos que, em graus diferentes, oprimiam seus povos. Foi uma hipocrisia diplomática conveniente.
Mas agora, os países do ocidente terão que lidar com um novo Oriente Médio. E neste momento, ninguém tem nenhuma ideia de como ele vai ser.
Uol Notícias, 18 de fevereiro de 2011

GEOGRAFIA PARA JOVENS E ADULTOS: ATIVIDADES REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS

GEOGRAFIA PARA JOVENS E ADULTOS: ATIVIDADES REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS