terça-feira, abril 28, 2009

REVISÃO FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL - MHVT

01 - (PUC – SP) Analise a charge apresentada ao lado

Assinale a alternativa que apresenta uma interpretação CORRE- TA da charge.
(A) No Brasil, desde o início do processo de colonização, a terra representou uma mercadoria cara e fundamental para o desenvolvimento do Estado, cuja vocação agrícola continua sendo incontestável.
(B) Ao processo articulado e planejado de ocupação da terra no início da colonização contrapõem-se as formas temporárias e predatórias, resultantes das atuais políticas de assentamento promovidas pelo Estado.
(C) A construção do espaço nacional fez-se tendo por base a utilização da terra para gerar riqueza para a Metrópole. Só no século XX é que a terra passa a representar um bem social necessário para manutenção do País como participante do comércio mundial.
(D) Durante todo o processo de construção do espaço brasileiro pôde-se observar que terra sempre foi encarada como essencial à subsistência: eis um dos pontos que dificultam a inserção do País no conjunto de países desenvolvidos.
(E) Um dos aspectos mais perversos do processo de produção do espaço nacional foi o da transformação da terra em um bem que pode gerar renda mesmo sem ser utilizado, sendo esta uma das bases da concentração fundiária.
02 - (UEPA) No processo de povoamento do Brasil, as migrações internas sempre tiveram um papel de destaque, uma vez que existe grande mobilidade na população brasileira. Destaca-se como resultado desses movimentos migratórios.
(A) O povoamento da região sul no início do século por trabalhadores oriundos das regiões norte e nordeste.
(B) A ocupação das áreas periféricas à zona açucareira nordestina, no período de expansão do produto, ao final do século XVI por pequenos produtores não escravos.
(C) O deslocamento de levas sucessivas de nordestinos para a construção de Brasília no centro-oeste no final do século XIX.
(D) A penetração do gado bovino pelo litoral nordestino seguindo sempre a direção oeste-leste.
(E) A ocupação do planalto meridional no século XVIII, principalmente pela população da Amazônia durante a fase áurea da mineração.

03 - (UNAERP-SP) Em 1534, o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização. Era necessário colonizar, simultaneamente, todo o extenso território brasileiro.
Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da:
(A) criação da Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil.
(B) criação do sistema de governo-geral e câmaras municipais.
(C) criação das capitanias hereditárias.
(D) montagem do sistema colonial.
(E) criação e distribuição das sesmarias.

04 - (UEL-PR) No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na
(A) ocupação das áreas litorâneas
(B) expulsão do assalariado do campo
(C) formação e exploração dos minifúndios
(D) fixação do escravo na agricultura
(E) expansão para o interior
05 - A organização espacial, assim como a sociedade brasileira, refletem marcas profundas decorrentes do processo de colonização, daí observar-se que:
(A) As densidades demográficas, no litoral, são tão grandes quanto as do interior.
(B) A maioria das regiões metropolitanas se localizam na fachada litorânea.
(C) A economia brasileira sempre se manteve independente dos centros mundiais do capitalismo.
(D) Os solos mais férteis são utilizados para a produção de alimentos para a população e não de gêneros para exportação.
(E) O surgimento de “ilhas” de povoamento foi verificado no litoral, em função da ocorrência dos recursos minerais que lá estavam alocados.

06 - A economia básica do Brasil, durante o período Colonial e Imperial, esteve voltada para o comércio de exportação. Assinale a alternativa que caracteriza o espaço geográfico brasileiro, nessa época.
(A) Havia intensos fluxos rodoviários e ferroviários entre as regiões brasileiras.
(B) Os espaços regionais achavam-se integrados através de intensos fluxos rodoviários.
(C) As regiões eram isoladas e o comércio externo se fazia através do transporte marítimo.
(D) O transporte ferroviário possibilitou o desenvolvimento de intenso mercado interno.
(E) Os espaços regionais achavam-se integrados através dos fluxos de transporte fluvial
07 - A expansão mercantilista no final do século XV levou à divisão do Novo Mundo entre os europeus que monopolizavam a navegação e o comércio. Nesse contexto as novas terras “descobertas” foram sendo ocupadas a partir de alguns acordos ou tratados firmados entre esses países, como por exemplo, o Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494. Os países signatários desse tratado foram:
(A) Espanha e Inglaterra;
(B) Portugal e França;
(C) Espanha e Holanda;
(D) Portugal e Espanha;
(E) Espanha e França.
08 - "Os contrastes regionais do interior do território brasileiro originaram-se da formação histórico-econômica de nosso país, ou seja, devem-se ao modo pelo qual o Brasil se desenvolveu, desde sua colonização por Portugal, até a independência e
posterior industrialização e urbanização ocorridos
especialmente no século XX".
(J. William Vesentini at all. Geografia Crítica, vol. 2ª
edição, pág. 101)
Com base nesta afirmação e no conhecimento do processo de apropriação do território brasileiro, podemos afirmar que:
(A) O nordeste brasileiro foi conquistado com base na economia cafeeira - e o café era cultivado em grandes propriedades, monoculturas, com a utilização do trabalho escravo.
(B) O sul foi colonizado, principalmente, por imigrantes europeus, que instalaram na região grandes propriedades, resultando hoje na injusta estrutura fundiária existente.
(C) O Centro-Oeste teve seu povoamento inicial relacionado à cultura cacaueira. Hoje a região possui extensas áreas agropastoris, onde destaca-se especialmente o arroz, o trigo, a soja e a pecuária de corte.
(D) O sudeste é o complexo regional da mais intensa ocupação humana. Inicialmente foi ocupado pelos colonizadores através da cultura canavieira na baixada santista e da mineração no interior. Hoje apresenta grande diversidade na organização de seu espaço geográfico.
(E) A Amazônia é a maior e mais individualizada das regiões brasileiras. Sua ocupação inicial deu-se através da exploração das "drogas do sertão" e a da borracha. Hoje ainda apresenta impenetrável floresta e um ecossistema plenamente conservado.